Header Ads

Cidade de Nampula está na fase de contaminação comunitária


Cidade de Nampula está na fase de contaminação comunitária

“Em relação à Nampula, com particular destaque para a cidade de Nampula, os principais achados que encontramos na nossa investigação epidemiológica são os seguintes: contrariamente ao resto do país, uma elevada percentagem de positividade das amostras testadas.

Até ao passado, a média de todo o país era 2,7%, a taxa de positividade na cidade de Nampula é de cerca de 21,7%. Encontramos igualmente uma elevada transmissibilidade interpessoal que é actualmente duas a média nacional”.

Nampula foi das últimas províncias do país a entrarem na estatística de casos positivos para  Coronavírus, sendo que o primeiro caso foi diagnosticado a 24 de Maio passado. Todavia, em duas semanas passou a ser a terceira província mais afectada; foi o primeiro ponto a registar um óbito por COVID-19 e é o primeiro ponto com três internados no centro de isolamento e dos 14 profissionais de saúde que testaram positivo a nível nacional, 13 são daquela província.

“Queremos nos solidarizar com os profissionais de Saúde que neste momento estão infectados pela COVID-19 e dizer que faremos todos os possíveis para garantir que apesar da infecção não haja óbito dos nossos colegas em resultado da COVID-19”, garantiu o ministro, tendo lembrado que esta semana chegam a Nampula e Cabo Delgado os materiais de protecção para os profissionais de Saúde que estão na linha da frente no combate à pandemia.  

Apesar de Nampula estar na fase de transmissão comunitária, o ministro da Saúde diz que não será feito um cerco sanitário, apenas deverão ser reforçadas as medidas de prevenção, numa altura em que para além da cidade, o distrito de Mogovolas tem um caso de Coronavírus, que segundo anunciou Armindo Tiago, é um indivíduo com um histórico de viagens, pelo que isso terá sido um factor determinante para a infecção.

O ministro da Saúde adverte que Moçambique ainda não atingiu o pico da pandemia, por isso para que a doença seja controlada é determinante a observância do distanciamento social, uso consistente da máscara  e a higienização das mãos.

Dos factores que concorrem para a rápida propagação do Coronavírus em Nampula estão a negligência generalizada por parte da população no que concerne ao uso da máscara, a continuação de aglomerados populacionais, sobretudo nos mercados e o facto de ser a província mais populosa do país, com mais de 5 milhões de habitantes, inflaciona as estatísticas.

Sem comentários

Com tecnologia do Blogger.