CIDADE DE MAPUTO RECLAMA POR FALTA DE AGUA DESDE DA SEXTA-FEIRA A NOITE (NACIONAL)
As primeiras horas deste sábado via-se várias pessoas procurando por água em diferentes bairros da capital do país. Umas levavam recipientes em carrinhas de tração manual e outras levavam baldes à cabeça. Os consumidores disseram à reportagem do “O País” que foram surpreendidas com a interrupção no fornecimento de água.
Amelia Munguambe empurrava com seus filhos e vizinhos um “tchova” cheio de baldes de água.
“Acordamos cedo, abrimos as torneiras e não saia água. Assim fomos naquela fábrica de bentão para poder tirar água. Nesta altura do novo Coronavírus fica difícil assi”.
Esperança Damião é outra dona de casa que estava na fila a espera de encher o seu recipiente, ela conta que a higienização sem água fica difícil.
“Estamos sim a procura de água para garantir a nossa higienização e combater o novo coronavírus”, disse a dona de casa.
Os técnicos da empresa água da região de Maputo cientes da necessidade da disponibilidade de água para a higienização das pessoas em época da COVID-19 esforçam-se para repor a conduta que rompeu.
Henry Cossa administrador da área de distribuição na Empresa Águas da Região de Maputo garante que até as primeiras horas de domingo as torneiras voltarão a jorrar agua.
“Nós estamos a fazer todo esforço, mobilizamos todos recursos necessários porque entendemos que sobretudo nesta fase difícil em que o país e o mundo enfrentam não podemos ficar sem acesso a água potável. É um momento sensível em que as pessoas são chamadas a reforçar as medidas individuais e colectivas de higiene. E água é de facto um bem essencial no combate a esta pandemia daCOVID-19”.
Do centro distribuidor de Chamanculo, localizado no bairro com mesmo nome, arredores da Cidade de Maputo chega água que vem da estação de bombagem e tratamento de Umbeluzi no Distrito de Boane na província de Maputo. Daquele centro de Chmanculo a agua e depois canalizada aos três centros distribuidores existentes dentro da Cidade onde por sua vez a água chega à casa das centenas de casas existentes nos diferentes bairros da capital do país.

Sem comentários